Nesta quarta-feira, o Programa Carbono Neutro participou de uma entrevista no Jornal da Amazônia, do canal Amazon Sat. O coordenador do programa, Pedro Soares, falou sobre o funcionamento do PCN e sobre a parceria para neutralização das emissões do canal de televisão e do portal Amazônia.
Confira a seguir uma matéria divulgada no portal sobre o Carbono Neutro. Em breve postaremos aqui no blog o vídeo com a entrevista.
MANAUS – Já parou para pensar em uma maneira de compensar os possíveis danos que você causa ao meio ambiente todos os dias? Quase tudo o que se faz causa direta ou indiretamente emissão de gás carbônico (CO2) – um dos vilões do efeito estufa. É uma tarefa difícil reduzir a produção do gás, mas existem maneiras de a população compensar os prejuízos provocados ao planeta. Uma delas é a neutralização de carbono através do plantio de árvores em áreas de reflorestamento.
A neutralização é realizada com plantio de espécies madeireiras e frutíferas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, localizada a 250 quilômetros a Nordeste de Manaus. “Na RDS Uatumã unimos reflorestamento à toda atividade do produtor em prol de seu sustento. Ou seja, adequamos o plantio às necessidades dos produtores”, explicou o pesquisador do Idesam, Pedro Gandolfo.
O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) criou uma calculadora de emissões de carbono do Programa Carbono Neutro (PCN). No site do instituto, a quantidade de CO2 emitida por cada pessoa pode ser calculada a partir do consumo de combustível, energia elétrica, viagens aéreas e uso de gás de cozinha.
“A neutralização do carbono é de extrema importância para a sociedade, uma vez que todos nós fazemos parte desta problemática. Todos deviam assumir o seu papel. As pessoas devem fazer a sua parte e buscar um meio ambiente mais equilibrado”, argumentou Gandolfo.
Reserva – Na reserva, vivem cerca de 300 famílias distribuídas em 20 comunidades. As principais atividades econômicas são agricultura familiar, pesca comercial, turismo de pesca esportiva, exploração florestal madeireira e extrativismo de produtos florestais não-madereiros. E em breve, a comunidade também adotará turismo de base comunitária.
Veja aqui a matéria original no Portal Amazônia.
Pingback: Veja como neutralizar os poluentes que você produz todo dia