Eu calculei: Rebeca Lerer

Nome: Rebeca Lerer
Profissão: jornalista
Emissão: 3,033 tCO2
Replantio: 11 árvores / ano

Convidamos a jornalista, ativista e  coordenadora de comunicação do Secretariado da Comissão Global de Política sobre Drogas Rebeca Lerer, para calcular suas emissões e conversar sobre neutralização. Acompanhe: 

O que você achou de saber o quanto de CO2 emite para a atmosfera?
Acho que é bastante, mas infelizmente dependo do carro por causa da minha filha e dos horários a cumprir. Não consigo me livrar das viagens de avião por conta do trabalho, me sinto culpada e tento minimizar as emissões.


Qual é o seu hábito mais poluente?
As viagens internacionais. Nem é hobby, é circunstância, por conta do trabalho. Quando tenho que ir a um bairro distante, também preciso pegar o carro, pois não moro perto de metrô.

Existe algo que você possa fazer para diminuir essa emissão?
Já plantei árvores, sou a favor do plantio independente. Também procuro melhorar meus hábitos, consumir menos carne, reciclar o lixo e doar os objetos que a família não usa mais. Além disso, construí uma vida bem local: sempre vou a pé para a escolinha da minha filha, que é no meu bairro, os consultórios que frequento também são próximos, e assim por diante. Quando vou ao centro da cidade, estaciono o carro e pego metrô ou ônibus para o resto do trajeto.

O que achou do preço cobrado pelo Idesam (R$ 170,00) para neutralizar a sua quantidade de CO2 plantando 11 árvores?
Por ser o custo para um ano inteiro, não é nada exorbitante. Se o custo da poluição estivesse embutido nos produtos que consumimos, não pareceria nada. Afinal, já pagamos caro e não percebemos… Gastamos mais com saúde por conta da poluição, mais do que estes R$ 170,00  do meu cálculo individual. Somente esse replantio, sem mudança de atitudes, não faz tanta diferença, mas acho bacana ajudar comunidades a viverem da terra.
Já tinha feito esse cálculo antes? Acha importante? Por quê?
Já tinha feito outros cálculos, mas acho que o mais importante é a mudança de mentalidade. Reduzir o consumo de energia elétrica, reciclar, reutilizar, dar preferência a alimentos orgânicos. Cada um pode se esforçar mais para fazer a sua parte.

*E você, conhece a calculadora do Idesam? Calcule suas emissões de Carbono! http://idesam.org.br/calculadora/calculadora_inicio.php

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s