“A leitura engrandece a alma”, como dizia o filósofo iluminista francês, Voltaire. A leitura desenvolve e potencializa o conhecimento de quem lê e também de quem escreve; o ato de trazer a palavras concretas pensamentos íntimos e profundos para que alguém possa tomar para a vida, é algo nobre do ser humano, uma vez que o engrandecimento da escrita e leitura torna-se mútuo.
Quando um autor propõe que sua obra seja ambientalmente responsável, as ideias ali expostas são potencializadas e convergem com um senso de pertencimento na sociedade e no mundo.
“Um olhar sobre a beleza”, livro da médica dermatologista Denise Luna Barcelos, já nasceu com um destaque extra em seu conteúdo: cada página foi carboneutralizada por meio do plantio de árvores. A obra entra para o grupo de produtos neutralizados que contribuem para o desenvolvimento das comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (RDS) do Uatumã, perpetuando seu legado social e ambiental.
Um total de 77 árvores será plantado na RDS do Uatumã, em uma área de 924 metros quadrados no coração da Amazônia brasileira. O cálculo – que indicou a emissão de 27,7 toneladas de carbono – considera a energia elétrica, o papel e as tintas utilizadas no processo de produção do livro.
O Programa Carbono Neutro parabeniza a atitude da autora em conectar-se com a Amazônia e unir o conhecimento através da escrita e leitura com o propósito de conservação e desenvolvimento sustentável da RDS do Uatumã.
“Esperamos que os leitores percebam, ao folhear as páginas do ‘Olhar sobre a Beleza’, essa grande conexão com a sustentabilidade na Amazônia”, destaca Flávio Cremonesi, gerente do Programa Carbono Neutro.