5 razões para se apostar em Sistemas Agroflorestais

IMG_0414.JPG

Como forma de promover benefícios econômicos e ecológicos no mesmo passo, os sistemas agroflorestais (SAFs) existem como alternativa de manejo de terra onde espécies naturais, cultivos agrícolas e criações de animais podem ser realizadas simultaneamente.

Os SAFs contribuem ativamente para a rápida recuperação da fertilidade dos solos e também, são alternativa para a reversão do desmatamento. E é por esse motivo que o modelo faz parte das diretrizes centrais do Programa Carbono Neutro Idesam (PCN).

Eles podem ser implantados na recuperação de áreas alteradas por atividades agrícolas mal sucedidas, contribuindo para a redução da pressão por desmatamento em novas áreas de florestas e, consequentemente, mitigando as mudanças climáticas.

Conversamos com os pesquisadores do Idesam e listamos 5 razões por que esses sistemas são tão benéficos para a região amazônica.

1 – Usa Agroecologia

Chuva de Sementes

Enquanto o modelo tradicional de agricultura busca impor na paisagem uma configuração para a produção e técnicas de cultivo, a agroecologia busca a adaptação e configuração das mesmas para o ecossistema onde tal paisagem está inserida, integrando as atividades agrícolas com ele para que seja algo orgânico, funcional e nada danoso ao meio ambiente.

“A agroecologia é uma forma de promover o cultivo em harmonia com o meio ambiente”, Vinícius Gozzo de Figueiredo, pesquisador do Idesam.

2 – Diversifica a alimentação das famílias 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os SAFs contribuem diretamente para a segurança alimentar de quem os utiliza pois são uma forma diversificada de produção de alimentos onde, numa mesma área, espécies florestais, orgânicas, medicinais e ornamentais são cultivadas, podendo ter animais ou não.

Na Amazônia, um fenômeno recorrente são os quintais agroflorestais. “Eles consistem na agregação de todos esses itens no entorno de uma residência, ou seja, no quintal da mesma”, detalha.

 Os comunitários podem plantar e cuidar de animais, os produtos colhidos servirão para a subsistência deles.

3 – Gera renda extra para os comunitários

IMG_0240

Como citado anteriormente, quintais agroflorestais são uma forma das famílias poderem consumir o que plantarem, mas elas também podem desenvolver as colheitas delas com finalidade da comercialização.

Em comunidades tradicionais da Amazônia, a agricultura familiar permite que os produtores consigam espaço para exibir seus produtos em feiras de produtores ou comércios próprios.

“Os SAFs estimulam os produtores a crescer e que a sua renda suba junto ascensão no cenário agrícola”, afirma.

4 – Melhora a qualidade do solo 

Uantuma-217

A diversificação de plantações provenientes dos SAFs é um meio de conseguir a cobertura vegetal e mista que as florestas naturalmente possuem. Devido à ocorrência dos plantios também em áreas onde o desmatamento esteja presente, a terra é adubada naturalmente com plantas arbóreas implantadas, melhorando, assim, o solo em características químicas, físicas e biológicas.

“Desenvolver SAFs, além de ser uma forma de compensação de carbono através do reflorestamento, traz melhorias visíveis ao solo por conta da grande variedade de espécies.”, Flavio Cremonesi, gerente do Programa Carbono Neutro.

5 – Aposta na relação homem – natureza

Uantuma-7504

Os benefícios advindos desse sistema são convertidos em sequestro de carbono e umidade lançada ao meio ambiente.

“As plantações em agrofloresta trazem vantagens não somente a quem aposta nela, a grande sacada do sistema é que ele também traz ganhos à natureza”, aponta.

 A visão do modelo agroflorestal é unir o progresso econômico e social da população rural em seu entorno com a conservação e desenvolvimento das áreas verdes que configuram o espaço a ser preservado.

Fotos: Eduardo Zappia, Samuel Simões Neto e arquivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s