O Programa Carbono Neutro Idesam tem na essência a implementação de benefícios socioambientais e econômicos que vão além do sequestro de CO2, tais como: segurança alimentar, geração de renda para os comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã e estímulo para o turismo de base comunitária nessa unidade de conservação.
O canal Amazon Sat com diversos tipos de mídia, sediado em Manaus e voltado para temas relacionados à Amazônia em geral, já tem histórico na neutralização; foi um dos engajados em buscar tal diferencial, além de sempre prezar pelo desenvolvimento da região norte através da disseminação de informações e hoje, a emissora conecta-se ainda mais com a Amazônia.
Para a gerente de sustentabilidade da Amazônia Cabo, Marcya Lira, o Programa Carbono Neutro está totalmente alinhando com a responsabilidade social, um dos pilares estratégicos do Amazon Sat:
“Ter o título de CO2 Neutro, nos coloca como participantes ativos do grupo que pensa a sustentabilidade do ponto de vista econômico, sem permitir que suas ações apenas impactem o meio ambiente, mas assume o compromisso de assegurar que a medida que faz uso deste, repõe de forma salutar buscando o equilíbrio de suas atividades. Este selo nos evidencia como uma empresa socialmente responsável.”, diz.
O ano de 2016 marca o retorno da emissora ao reflorestamento com Sistemas Agroflorestais no Uatumã; nesse ano, 1.207 árvores numa área de 14 mil m² e 434 toneladas de carbono em emissões compensadas.
Desde 2010, o Amazon Sat monitora os níveis de emissão de carbono gerados em seus processos; o caráter inovador dos Sistemas Agroflorestais chamou a atenção no componente social aliado aos benefícios ambientais e econômicos. Assim, novamente, ele torna-se CO2 Neutro.
“Ter nossas ações neutralizadas nos aproxima de investidores que pensam a Amazônia, sonham com a melhoria do clima, entendem os riscos da falta do consumo consciente. Somos percebidos ainda mais fortes diante da proposta de valor da empresa que é ser a cara e a voz da Amazônia e do amazônida.”, finaliza Marcya.