5 dicas para um fim de ano mais sustentável

pcn_natal

O fim de ano é o período onde familiares e amigos encontram-se para comemorar com muita alegria mais um ciclo que chega ao fim. É da tradição brasileira celebrar as festas com  grandes reuniões de família com decorações brilhantes, mesas fartas e muita diversão, mas você já parou para pensar o quanto de carbono é emitido nessa época?

Bem, provável que não, mas saiba como fazer a sua ceia se tornar um ambiente livre de emissões e muito mais conectado com a Amazônia:

1. Decoração alternativa

led

Você sabia que os famosos “pisca piscas”  têm a capacidade de encher 12 bexigas com carbono se forem mantidas ligadas diretamente por 10 horas num período de 12 dias? Por essa razão, vale a pena pensar em uma alternativa para não perder o encanto natalino e também não prejudicar a natureza. Luzes de Led são mais econômicas quando comparadas aos pisca piscas tradicionais, chegam a produzir 6 quilos de emissões de carbono a menos num período de 8 horas por dia. A natureza e o bolso agradecem!

2. Opte por produtos locais

IMG_8935

Produtos adquiridos por mercado de exportação aumentam emissões de carbono. Escolher produtos da estação como frutas, verduras e até mesmo o peru em feiras e mercados da cidade permite com que você tenha acesso a produtos mais frescos, muitas vezes orgânicos e sem prejuízos à natureza.

Aproveitando, pense em uma meta diferenciada para o ano de 2016. Por que não cultivar uma horta doméstica? Hortelã, cebolinha, manjericão e cheiro-verde são algumas das possiblidades de plantio para uma futura colheita. Com um pequeno planejamento, em menos de um mês você já vai poder tirar dela muitos produtos, além de trazer sustentabilidade financeira para sua casa.

3. Cuidado com as embalagens de presentes

papel

Fim de ano é tradicional por haver a troca de presentes tão querida por todos, seja em brincadeiras de amigo oculto entre amigos ou na ceia ceia natalina. Plástico e papel de embalagens não são sustentáveis porque geram desperdício. Uma alternativa para as embalagens pode ser o plástico biodegradável, ao invés desses materiais, para a ornamentação de lembranças.

4. Fique de olho na carne vermelha

pecuaria

De onde vem a sua carne? Como ela é produzida? A pecuária é responsável por 18% das emissões mundiais de gases de efeito estufa e, na Amazônia, é uma das grandes causadoras do desmatamento. Por isso, é importante saber a proveniência da carne e o trato dado aos animais.

5. Caronize-se

carona

Em reuniões de família o que menos falta é gente e carro. Por que não diminuir os carros organizando caronas coletivas entre os membros da família? Pela lógica, menos carbono é gerado quando menos carros são utilizados. Pelo menos nessa data dá para buscar aquele parente que mora longe, certo? Em viagens de curta distância, optar sempre pelos ônibus! Menos trânsito, menos emissões de carbono.

Após pensar na redução, você também pode compensar as emissões inevitáveis com plantio de árvores em áreas de proteção na Amazônia. O que acha? Conheça o Programa Carbono Neutro Idesam e saiba como participar e entrar no ano de 2016 com uma consciência limpa e livre de carbono!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s