A CD Clínica Dermatológica acaba de se tornar a mais nova adepta do Programa Carbono Neutro Idesam. A conceituada clínica fica no Rio de Janeiro e há um ambiente inovador com alta tecnologia nos mais variados tipos de tratamentos de pele. A Dra. Denise Barcelos e o Dr. Cyro Hirano são os especialistas e a clínica inova em mais um quesito: a carboneutralização das emissões dos gases do efeito estufa e estabelecer uma relação direta com a Amazônia, via Programa Carbono Neutro Idesam.
Decorrente disso, foram neutralizadas as emissões de carbono originadas pelo dia a dia no consultório, como: papel, água, energia elétrica, logística, viagens aéreas e outras ações da clínica. Utilizando a calculadora de carbono desenvolvida pelo Idesam, as emissões foram convertidas em árvores, e consequentemente, benefícios socioambientais e econômicos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã.
Dra. Barcelos explica a motivação da clínica em fazer parte do Programa Carbono Neutro. “Temos consciência ambiental e uma preocupação com o presente e o futuro das nossas florestas, e assim, a produção de água”, diz ela.
Ao todo, são 250 mudas de árvores frutíferas e madeireiras que serão plantadas na Reserva do Uatumã. Elas compensarão 90,2 toneladas de carbono, além de recuperar áreas degradadas e beneficiar os comunitários ribeirinhos que moram na reserva, servindo de fonte extrativista.
O coordenador do Programa Carbono Neutro Flavio Cremonesi ressalta a importância de mais empresas como a CD Clínica Dermatológica colocarem em prática tal iniciativa. “Neutralizar as emissões de carbono é uma responsabilidade socioambiental e econômica que temos levado a mais e mais pessoas no Brasil, além de uma conexão direta com a Amazônia”, finaliza.