A implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) – premissa do Programa Carbono Neutro – consiste em um processo que conta com vários agentes responsáveis pelo sucesso do programa. Implantados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, os SAFs são utilizados para recuperar áreas degradadas e, ao mesmo tempo, ajudar na geração de renda dos comunitários que ali vivem.
Cliente
Pessoa física, empresas, sites, blogs, eventos: qualquer um pode neutralizar suas emissões de carbono. É o personagem principal em todo esse processo – afinal, é a consciência ambiental e social que move o programa inteiro 🙂
Coordenador do Programa Carbono Neutro

Flávio Cremonesi, coordenador do programa entrega o certificado de neutralização para Viviane Oliveira, do Ipa Bebê.
Responsável pelo contato inicial com interessado na neutralização de emissões de carbono. Através dele, o programa e suas ações são apresentados. Utilizando a calculadora de CO2 desenvolvida pelo Idesam, as atividades realizadas pelo cliente são convertidas em carbono. O cálculo mostra quantas árvores devem ser plantadas para compensar tais emissões.
Fornecedor de mudas

José Monteiro, mais conhecido como Papa, é um dos comunitários da reserva que fornecem mudas para o programa.
Através dele, as mudas utilizadas na carboneutralização do cliente são obtidas. O PCN usa mudas produzidas pelos comunitários da RDS do Uatumã, gerando renda para eles.
Técnico Florestal
As mudas dos clientes do ano inteiro são geralmente plantadas em janeiro, devido à grave dificuldade de logística. Em contato direto com os beneficiados do programa e a reserva, o técnico é responsável por plantar as mudas dos SAFs. Ao plantá-las, também repassa instruções quanto aos cuidados que devem ser tomados para preservar o SAF.
Beneficiado
Trata-se do morador da reserva que se disponibilizou para receber o SAF em sua propriedade. Apesar de gerar benefícios para o beneficiado, o SAF precisa de cuidados para que continue funcionando e gerando bons resultados para todos os outros personagens nessa cadeia. O trabalho de todos é essencial e fundamental na preservação da nossa Floresta Amazônica 🙂
Pingback: Os 5 personagens envolvidos na carboneutralização