Os 5 personagens envolvidos na carboneutralização

A implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) – premissa do Programa Carbono Neutro – consiste em um processo que conta com vários agentes responsáveis pelo sucesso do programa. Implantados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, os SAFs são utilizados para recuperar áreas degradadas e, ao mesmo tempo, ajudar na geração de renda dos comunitários que ali vivem.

Cliente

Pessoa física, empresas, sites, blogs, eventos: qualquer um pode neutralizar suas emissões de carbono. É o personagem principal em todo esse processo – afinal, é a consciência ambiental e social que move o programa inteiro 🙂

Coordenador do Programa Carbono Neutro

Flávio Cremonesi, coordenador do programa entrega o certificado de neutralização para Viviane Oliveira, do IpaBebê.

Flávio Cremonesi, coordenador do programa entrega o certificado de neutralização para Viviane Oliveira, do Ipa Bebê.

Responsável pelo contato inicial com interessado na neutralização de emissões de carbono. Através dele, o programa e suas ações são apresentados. Utilizando a calculadora de CO2 desenvolvida pelo Idesam, as atividades realizadas pelo cliente são convertidas em carbono. O cálculo mostra quantas árvores devem ser plantadas para compensar tais emissões.

Fornecedor de mudas

José Monteiro, mais conhecido como Papa, é um dos comunitários da reserva que fornecem mudas para o programa.

Através dele, as mudas utilizadas na carboneutralização do cliente são obtidas. O PCN usa mudas produzidas pelos comunitários da RDS do Uatumã, gerando renda para eles.

Técnico Florestal

DSC06224

As mudas dos clientes do ano inteiro são geralmente plantadas em janeiro, devido à grave dificuldade de logística. Em contato direto com os beneficiados do programa e a reserva, o técnico é responsável por plantar as mudas dos SAFs. Ao plantá-las, também repassa instruções quanto aos cuidados que devem ser tomados para preservar o SAF.

Beneficiado

Trata-se do morador da reserva que se disponibilizou para receber o SAF em sua propriedade. Apesar de gerar benefícios para o beneficiado, o SAF precisa de cuidados para que continue funcionando e gerando bons resultados para todos os outros personagens nessa cadeia. O trabalho de todos é essencial e fundamental na preservação da nossa Floresta Amazônica 🙂

 

Uma resposta em “Os 5 personagens envolvidos na carboneutralização

  1. Pingback: Os 5 personagens envolvidos na carboneutralização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s