III Fórum de Bicicletas Manaus é CO2 neutro!

Seguindo o exemplo de sua primeira edição, o III Fórum de Bicicletas Manaus terá suas emissões completamente neutralizadas com o plantio de mudas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no leste do Amazonas.

A iniciativa foi firmada através de uma parceria entre o Programa Carbono Neutro Idesam e o movimento Pedala Manaus e permitirá a realização de um evento “CO2 Neutro”.

O FBM, que acontece entre os dias 7 a 10 de agosto, tem como tema “as transformações sociais e ambientais do uso da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana”. A ideia é discutir a bicicleta não apenas como uma ferramenta de esporte e lazer, mas também um meio de transporte alternativo para muitos moradores das zonas urbanas e grandes cidades. Estarão reunidos membros do poder público, iniciativa privada e sociedade civil que trabalham com o tema.

Para efetivar a neutralização, os técnicos do PCN já estão dedicados à realização do ‘inventário de emissões’ do FBM, considerando desde a impressão de material impresso, passando pelo consumo de energia elétrica e combustível, até as passagens aéreas para trazer seis dos dez palestrantes convidados.

Essas toneladas de carbono são convertidas no número de árvores necessárias para capturar o CO2 equivalente da atmosfera. Em 2012, foram plantadas 4 árvores para compensar a 1,08 tonelada emitida durante a primeira edição do evento.

O III Fórum de Bicicletas Manaus ocorrerá no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Av. Mário Ypiranga Monteiro), com palestras, painéis e atividades externas relacionadas ao tema, encerrando no domingo, dia 10, com uma pedalada pelas ruas de Manaus. São esperadas mais de 400 pessoas durante os 4 dias de fórum.

As inscrições poderão ser feitas diretamente no local no dia do fórum. Mais informações no www.pedalamanaus.org/3fbm.

faixa-externa-200x250cm2-1000x666

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s