A Festa Literária de Pirenópolis, mais conhecida como Flipiri, mais uma vez teve suas emissões neutralizadas pelo Programa Carbono Neutro Idesam (PCN). A 6ª edição do evento, que ocorre de 30 de abril a 3 de maio, tem como tema “Literatura e Viagem”. As emissões de carbono provenientes da logística e geração de resíduos do evento totalizaram 12 toneladas.
Para compensar a emissão desse carbono, serão plantadas 34 árvores na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, onde o PCN já instalou seis Sistemas Agroflorestais em parceria com as famílias ribeirinhas locais.
Segundo Gedson Oliveira, produtor cultural e um dos responsáveis pela feira, a Flipiri sempre tenta ser um projeto o mais educacional possível, e na atual situação global, a preocupação com o meio ambiente tornou-se uma necessidade. “O que deveríamos mesmo fazer é gastar menos recursos em geral”, diz ele, “retribuir de alguma forma é o mínimo que as empresas e as pessoas devem fazer”.
O Idesam também foi responsável pela neutralização da edição anterior da Flipiri, de 2013. “Não faz sentido fazer uma vez e não continuar fazendo”, explica Oliveira. “Não se deve fazer isso [neutralizar as emissões] apenas para ganhar retornos publicitários e sim para contribuir verdadeiramente de alguma forma”, conclui ele.
A Flipiri – Promovida pelo Instituto Cultural Casa de Autores e Prefeitura Municipal de Pirenópolis/GO, a Flipiri possui a importante missão de promover a leitura e a literatura brasileira, que vêm perdendo seu espaço na formação educacional dos brasileiros, principalmente nas cidades pequenas do Brasil. Com o apoio do BNDES, a Flipiri desperta as crianças, jovens e adultos para o mundo do conhecimento através da leitura.
Para mais informações sobre a FLIPIRI 2014, acesse www.flipiri.com.br.