Parceria impulsiona novos plantios na Reserva do Uatumã

producao

O Programa Carbono Neutro IDESAM acaba de fechar uma parceria para compensação das emissões de carbono da D’Lippi Print, de São Paulo. A gráfica já atua com diversos temas relacionados a mitigação dos impactos de processos produtivos no meio ambiente, com a utilização de materiais certificados e de fontes responsáveis; a carboneutralização representa mais um passo nesse processo.

De acordo com o coordenador do PCN, Pedro Soares, a inclusão da D’Lippi no portfólio de clientes do programa representa a consolidação das atividades em 2013. Segundo ele, a compensação da gráfica representa um plantio de 467 árvores, consorciadas com espécies agrícolas, dentro de um novo Sistema Agroflorestal (SAF).

“A área de plantio será de 5.560 m² e permitirá a compensação de 168,4 toneladas de CO2 das atividades da gráfica em 2012”, explica o gestor ambiental.

Além de recuperar áreas degradadas na RDS do Uatumã, a atitude de compensar as emissões de GEE (gases de efeito estufa) para a atmosfera gera benefícios sociais aos moradores da reserva, pois eles ganham uma fonte de renda e tem a possibilidade de, dentro de alguns anos, usufruir da segurança alimentar que os SAFs proporcionam.

Para o diretor da gráfica, Marco D’Lippi, a empresa sempre manteve uma postura consciente das questões ambientais e dos impactos gerados. “Dessa forma, assumimos o papel de devolver ao meio ambiente e à sociedade aquilo que nos foi entregue. Os valores sustentáveis sempre foram e continuarão sendo uma preocupação”, destaca.

Pedro destaca que as empresas e instituições privadas tem um papel importante na mitigação das mudanças climáticas através da compensação de emissões.

“As empresas são atores fundamentais na busca de um novo modelo de desenvolvimento, que vise a redução dos impactos de processos produtivos no meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s