Idesam calcula e neutraliza suas próprias emissões de CO2

Imagem

O Idesam acaba de concluir seu inventário interno de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) de 2012: 113,96 toneladas de CO2, compensadas com o plantio de 316 árvores nativas.

O cálculo consiste no mapeamento das atividades dos colaboradores das duas sedes do Instituto (Manaus e Apuí), que ao longo do ano preenchem uma planilha para monitoramento e controle de suas emissões.

Dados como o consumo de energia elétrica, deslocamento terrestre, aéreo e fluvial são recolhidos e analisados pela equipe do Programa Carbono Neutro Idesam. As emissões são calculadas de acordo com os padrões estabelecidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Ministério da Ciência e Tecnologia, CETESB, entre outros, e seguem as Guias do GHG Protocol.

“As viagens de avião contribuíram para a maior parte das emissões do Instituto. Isso porque temos muitos projetos em em lugares distantes, e nossos colaboradores precisam do transporte aéreo para se deslocarem até lá. O combustível das aeronaves liberam grandes quantidades de CO2 para atmosfera””, justifica Pedro Soares, coordenador do Programa Carbono Neutro do Idesam.

O consumo de energia elétrica nas duas sedes foi o segundo maior fator de emissão de CO2, seguido do combustível.

Acompanhe abaixo o gráfico das emissões do Idesam:

Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s