Idesam na COP18

Foto: Karim Jaafar / Al-Watan Doha / AFP

Começou hoje em Doha, capital do Catar, a 18ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 18) e o Idesam está presente no local para acompanhar as negociações que serão tomadas por líderes de cerca de 190 países.

O objetivo do encontro é tentar avançar em acordos que reduzam as emissões de gases causadores de efeito estufa e impedir que a temperatura do planeta se eleve em mais de 2°C até o fim deste século.

Há oito anos o Idesam participa deste encontro anual, com foco principal nos temas relacionados a florestas. Para Mariano Cenamo, Pesquisador Sênior e Secretário Executivo Adjunto do Idesam, a maior importância para o Instituto é participar de reuniões com parceiros de seus projetos e fazer apresentações em eventos paralelos.

“Ainda que não esperemos grandes resultados das negociações oficiais da COP18, muitos governos nacionais e sub-nacionais, ONGs e instituições multilaterais utilizam a Conferência para apresentar avanços e resultados de seus programas e iniciativas, que servem como base de informações para o nosso trabalho e nos mantém sempre atualizados”, diz.

Ele e a também pesquisadora do Idesam Mariana Pavan irão participar de reuniões e eventos específicos na COP 18.

“Gostaríamos de uma atitude mais séria dos países industrializados (em particular dos EUA) em assumir metas ousadas de reduções de emissões a partir de 2013, para salvar ou renovar o Protocolo de Quioto. No entanto, as atuais circunstâncias e agenda que foi definida para COP, eliminam qualquer chance disso acontecer”, finaliza.

Mariana irá retratar suas impressões e acompanhamento da COP no blog diário do GCF (Governors’ Climate and Forests Task Force), acompanhe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s