Emissões mundiais de CO2 sobem 2,5%

Segundo Instituto de Energia Renovável da Alemanha, em 2011 os países emitiram 34 bilhões de toneladas de dióxido de carbono

Frankfurt – As emissões de dióxido de carbono pelo mundo subiram 2,5 por cento durante o ano de 2011. Isso representa uma emissão de 34 bilhões de toneladas, um novo recorde, segundo o Instituto de Energia Renovável da Alemanha (IWR).
O IWR atribui esse crescimento ao retorno de produção da indústria após o fim da crise econômica global dos últimos anos.
“Se a tendência atual for mantida, as emissões mundiais de CO2 irão subir outros 20 por cento, cerca de 40 bilhões de toneladas até 2020”, afirmou o diretor do instituto, Norbert Allnoch.

A China liderou a lista de emissores em 2011, com 8,9 bilhões de toneladas, seguido pelos 6 milhões de toneladas produzidas pelos Estados Unidos, na frente da Índia, Rússia, Japão e Alemanha, respectivamente.

As emissões mundiais de CO2 estão 50 por cento acima do nível de 1990, o ano tomado como base pelo Protocolo de Kyoto sobre o clima. O primeiro período do Protocolo termina em 31 de dezembro e seguirá para um novo período de compromissos.

Neste mês líderes mundiais se encontram em Doha, no Catar, para uma cúpula da ONU para enfrentar as mudanças climáticas. A cúpula tem como objetivo finalizar um novo acordo até 2015 para redução de emissões, que entraria em vigor em 2020.

Fonte: Revista Exame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s