Cinco companhias aéreas que já neutralizam emissões de CO2

Em tempos de aquecimento global, responsabilidade social e ambiental são ações obrigatórias na política de algumas das principais companhias aéreas. Ao lado das atividades industriais, as viagens de avião são as grandes vilãs na emissão de CO2 na atmosfera. Recentemente, as grandes companhias aéreas adotaram políticas que tornam a neutralização opcional para os clientes e reinvestem a taxa em programas com instituições ambientais parceiras.

A mais recente adesão foi da South African Airways. Seus passageiros podem fazer contribuições voluntárias através de um programa de compensação de carbono do vôo por compra de créditos que financiam projetos com comunidades já impactadas por mudanças climáticas. 

A holandesa KLM trabalha em parceria com a ONG WWF na implementação de um programa de CO2 neutro e disponibiliza uma calculadora de carbono para os passageiros que desejem fazer a compensação. Quem neutralizar, colabora com projetos de energias renováveis em países em vias de desenvolvimento.

Quem voa de Air France também tem a opção de neutralizar seu trecho, pagando uma taxa revertida em dois projetos ambientais via Fondation GoodPlanet: a produção de compostos orgânicos para fazendas em Madagascar e a  instalação de tanques de biogás na China.

A neutralização dos passageiros da alemã Lufthansa também é opcional e acontece via MyClimate, que coordena projetos socioambientais em países como México e Índia.

Por fim, a Japan Airlines também entra na lista das companhias aéreas que saíram na frente no quesito ambiental. É via Recycle One Inc. que a JAL compensa suas emissões diárias.

No Brasil, nenhuma companhia aérea desenvolveu um programa parecido com os mencionados acima.

O Idesam, através do Programa Carbono Neutro, pode compensar as suas emissões anuais, geradas através de práticas cotidianas como o uso do carro, de avião, do gás e da energia elétrica.

Quer calcular e compensar? Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s