Sepultura: pioneiros em neutralização de CO2

O  Sepultura foi uma das primeiras bandas do Brasil a neutralizar a emissão de carbono de seus shows. Esta atitude sustentável começou em 2010, quando os músicos decidiram reduzir o impacto de sua turnê europeia. Além disso, os integrantes do grupo sempre fizeram questão de participar de diversas ações em prol do meio ambiente, envolvendo plantio de árvores, reciclagem e auxílio a comunidades relacionadas com essas atividades. O guitarrista Andreas Kisser conta como a banda faz barulho para defender o planeta:

Você tem ideia de quantas árvores foram plantadas desde que começaram a neutralizar o carbono emitido?
Não tenho ideia exata de quanto já foi plantado até hoje, mas em 2010 foram cerca de 5 mil mudas de Jacarandá e Pau brasil.

A banda também tem outras iniciativas ecológicas, como vender camisetas recicladas. Hoje em dia, vocês estão envolvidos em quantas ações do gênero?
Fizemos a capa do CD “Roorback” (2003) com papel reciclado, através de uma ONG de catadores de lixo de Santo André, região metropolitana de SP. Desde o ano passado, quando nos apresentamos na Virada Cultural paulistana, estamos envolvidos com o plantio do Pau Brasil linkado com os concertos do Sepultura com a Orquestra Experimental. Foram plantadas mil mudas no interior do Espírito Santo. E no ano que vem, estamos planejando plantar árvores para neutralizar concertos no Brasil e no exterior.

Vocês buscam influenciar outras bandas a agirem de maneira mais sustentável?
O Sepultura faz o que acha que tem que fazer. Não somos pastores nem inquisidores, cada um tem que ter a atitude e vontade própria para fazer algo, por menor que seja. O exemplo está dado e espero que outras bandas sigam e façam o mesmo. Acho que é o mínimo que podemos fazer.

Nesse sentido, vocês são influenciados por outras bandas?
O U2 é uma grande influência e o Red Hot Chili Peppers, com o Sea Shepperd, ONG norte-americana que combate a caça de baleias e com a qual temos parceria na Europa, também. Paul McCartney é um exemplo de veganismo, especialmente para o Derrick, nosso vocalista, que é vegetariano e tem conexões com a PETA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s