Idesam tem mais um beneficiado do Programa Carbono Neutro

O agricultor Ariomar Lemos é o mais novo parceiro do Programa Carbono Neutro (PCN) do Idesam.

Produtor de espécies frutíferas como cacau, caju, ingá e camu-camu, o Sr. Áureo, como é conhecido, foi convidado pelo Instituto por sua dedicação e pela forte ligação com a terra. “O Sr. Áureo trabalha há muito tempo com a produção e comercialização de frutas, porém suas áreas de plantio estão extremamente degradadas pelo domínio de erva daninha”, atesta Eduardo Rizzo, técnico do IDESAM.

Assim, um estudo técnico feito pelo IDESAM irá definir a implantação do Sistema Agroflorestal (SAF) que mais respeite sua vocação de produtor frutífero. A consultoria também vai ajudá-lo na introdução de outras espécies que, além de capturar mais CO2 da natureza, ajudam suas árvores a produzir mais.

Atualmente o PCN beneficia outros dois moradores da região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã.
“Além de sequestrar o carbono, gerar renda e bem estar para a família do produtor, a ideia é que o SAF do Sr. Áureo seja um laboratório para que outros moradores da Reserva vejam como é possível recuperar áreas degradadas a partir de princípios agroecológicos. A experiência poderá ser replicada”, finaliza Rizzo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s