Programa Carbono Neutro Idesam é apresentado na Rio+20

O pesquisador Pedro Soares apresenta o programa

No dia 16 de junho o Programa Carbono Neutro (PCN) do Idesam foi tema de uma palestra realizada no Parque dos Atletas, zona oeste do Rio de Janeiro. O espaço foi montado paralelamente à Rio+20, e concentra exposições de exemplos de iniciativas sustentáveis.

Pedro Soares, coordenador do programa, falou sobre as metodologias empregadas no cálculo das emissões de carbono e os benefícios que ele oferece, não só para o clima – com o plantio de árvores – como para os moradores das comunidades participantes, que ganham segurança alimentar e uma alternativa de renda com a implantação dos sistemas agroflorestais (SAF) em seus terrenos.

Os SAFs misturam culturas agrícolas e espécies florestais numa mesma área, imitando a natureza. O Idesam define que tipos de árvores serão plantadas de acordo com as necessidades do terreno e de produtos que podem gerar para o agricultor.

“O sistema atual se utiliza da queimada seguido do plantio da mandioca, que vai bem no solo amazônico, mas capta muito pouco carbono. E o ciclo do planta-queima-planta continua se repetindo”, explicou o pesquisador.

Comparando os estoques de carbono resultantes do sistema agroflorestal e do uso tradicional do solo, o pesquisador explicou que, enquanto o primeiro permite um aumento crescente no sequestro de carbono em até 333 toneladas de CO2 por hectare, ao final de 27 anos, o segundo se limita a uma média de apenas 30 toneladas.

A apresentação ocorreu no estande do Reino Unido, e foi viabilizada através do British Council, do qual o pesquisador é membro. O British Council é uma organização sem fins lucrativos e tem como objetivo fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países onde está presente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s